Caster

11755700_700989923366975_3951214576784316308_n

Caster é o ângulo de inclinação para frente (negativo) ou para trás (positivo) do pino mestre ou braço de suporte do eixo na parte superior, com relação a um plano vertical. O caster é responsável pela estabilidade direcional do veículo. Pouco ou nenhum caster ocasionará um bamboleio na roda, resultando em desgaste acentuado em pontos localizados da banda de rodagem de um pneu.

O caster desigual faz com que a roda puxe para um lado, provocando um desgaste irregular da banda de rodagem do pneu. O caster excessivo originará um desgaste total e prematuro da banda de rodagem do pneu.

Positivo: quando a inclinação do eixo de giro é para a frente

Negativo: quando a inclinação do eixo de giro é para traz

Zero: quando o eixo de giro esta na vertical

Função:

Proporcionar estabilidade direcional. O caster quando positivo, projetando para a frente o eixo de giro, estabelece o ponto de carga para frente do ponto de contato da roda com o solo. Com isso, as rodas tendem a manter-se alinhadas para frente impondo ao veículo uma trajetória em linha reta. O caster apesar de ser um ângulo crítico para o controle do veículo, não influência nodesgaste dos pneus.

Os efeitos de um Caster fora das especificações são os seguintes:

Quando insuficiente:

• Reduz a estabilidade direcional em alta velocidade

• Reduz o esforço direcional requerido em baixa velocidade

Quando excessivo:

• Aumenta a estabilidade direcional em alta velocidade

• Aumenta o esforço direcional requerido em baixa velocidade

• Pode causar vibrações laterais em alta velocidade

Diferente lado a lado:

• Pode causar tendências no veículo de “puxar” para um dos lados e pode causar problemas em freagens violentas.

• A máxima diferença permissível lado a lado é de ½ grau.